![](https://static.wixstatic.com/media/a8e1f3e15ccb41b88df85a10bb90531a.jpg/v1/fill/w_1920,h_1631,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a8e1f3e15ccb41b88df85a10bb90531a.jpg)
![98F58BFF-41DF-406D-84A7-880DD25467A4.PNG](https://static.wixstatic.com/media/e83d67_5272172f5b3d43ceadd8b3d82ba03194~mv2.png/v1/fill/w_507,h_507,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/98F58BFF-41DF-406D-84A7-880DD25467A4_PNG.png)
Osoguión – É o conflito que antecede a paz, a própria a revolução que da início as mudanças, as transformações visando o futuro de maneira abrangente e não superficial, necessária ao dinamismo da vida e da sociedade e a busca do conhecimento.
Saudação – Exê Babá!
Festa – 19 de Março e 25 de Março
Dia de Culto – 6ª Feira
Símbolos – Espada, escudo e mão pilão
Cores – Branco e azul
Número – 8
Bebida – Vinho branco, aruá, água de coco
Comida – Inhame, gengibre, canjica, acaçá
Elemento – Ar
Ervas – Eucalipto, pinheiro, arruda, oliveira, angélica, alecrim
Flores – Lírios brancos, coroa imperial branca
Animais – Galo branco
Quizilas – Sal grosso
Local de Oferta – Montanhas e rios
Domínio – Paz depois do conflito, sabedoria, purificação de decisões e das conquistas.
OSOGUIÓN
Oxalá é um dos orixás mais conhecidos da religião candomblé. Essa popularidade de Oxalá se deve ao fato de ele ser considerado pai e criador de todo o universo. Ele é conhecido por sua benevolência e por ser o regente do Trono da Fé. Uma das qualidades de Oxalá é Osoguión, ou Oxaguian.
Oxaguian é uma das qualidades do orixá mais poderoso que existe, Oxalá. Ou seja, entre as características de Oxaguian está toda a força e toda a perseverança de um jovem guerreiro, como é a figura que ele incorpora.
A lenda conta que Oxaguian nasceu com o nome de Kabiyesi, em Ifé, onde nutriu o desejo de conquistar um reino que estivesse ao seu alcance. Com o auxílio de Awoledjê, um amigo que conheceu em sua jornada, Oxaguian foi capaz de conquistar o reino de Ejigbô.
Nesse novo lugar, Oxaguian tinha uma alimentação à base de inhame, tendo elaborado um pilão para que o alimento fosse preparado de outras formas. O desejo de Oxaguian por inhame o nomeou, e seu nome significa “orixá comedor de inhame pilado”.
A prosperidade do reino de Ejigbô atingiu o ápice quando Oxaguian seguiu a recomendação de Awoledjê e ofereceu aos deuses dois ratos, dois peixes, duas galinhas, duas cabras e duas cestas de caramujos.
Com o reino sob controle, Awoledjê optou por conhecer novos lugares. Passado muito tempo, ele retornou para Ejigbô para procurar seu amigo chamado Oxaguian. No entanto o povo que o recebeu considerou o apelido ofensivo e desrespeitoso.
Como punição, Awoledjê foi torturado com pauladas e posteriormente foi preso. Depois disso, a seca e a infertilidade tomaram conta do reino durante sete anos. Oxaguian consultou-se com um oráculo e soube que precisava libertar o amigo para retornar à prosperidade.
Ainda que Awoledjê tenha sido libertado, o ressentimento continuou ocupando o seu coração. Para devolver o que havia de bom no reino, ele pediu que Oxaguian determinasse um evento anual para que os moradores de Ejigbô e de outros dois reinos se batessem durante um dia, celebrando o desejo de que a chuva volte a cair.
Oxaguian concordou com a imposição do amigo e a prosperidade voltou ao reino de Ejigbô. Por causa dessa história, Oxaguian é conhecido como um grande conciliador, capaz de resolver até mesmo os problemas mais difíceis que possam surgir entre as pessoas.
Características dos filhos de Oxaguian
Os filhos de Oxaguian herdam as características desse orixá. É possível que existam variações na forma como cada filho se identifica, mas, em geral, os comportamentos associados a esses filhos são:
1) Facilidade para comunicar as próprias ideias e os pensamentos sobre o mundo, então há grande potencial para liderar pessoas no trabalho e na família
2) Dificuldade para abrir mão de alguma ideia ou de alguma crença. Podem ser lidas como pessoas teimosas, porque são muito apegadas aos seus objetivos.
3) Bom senso de justiça, o que auxilia na manutenção de relações interpessoais.
4) Pessoas afetuosas que, em geral, são muito queridas nos lugares que frequentam, então são consideradas benevolentes como Oxaguian.
5) Pessoas calmas, que são capazes de olhar para uma situação com parcimônia e paciência, reconhecendo a importância de ouvir. Os filhos de Oxaguian evitam ao máximo os conflitos, mas sabem lidar com eles caso aconteçam.
6) Dificuldade para expressar emoções e sentimentos, o que pode gerar problemas como ansiedade e depressão. É preciso pedir auxílio de Oxaguian para desfazer esses ressentimentos e melhorar a saúde.
No amor, os filhos de Oxaguian expressam uma característica que pode ajudar ou dificultar envolvimentos amorosos: a timidez. Quando deparam com alguém que tem um espírito aventureiro e que deseja se entregar totalmente a outra pessoa, porém, são capazes de amar intensamente.
Se o que você busca é um relacionamento amoroso, pode fazer uma oração para Oxalá, de quem Oxaguian é uma das qualidades. Veja:
“Epa Babá! Salve Oxalá, o Maior dos Orixás,
força divina do Amor, da Abnegação e do Carinho!
Senhor do Branco, da Paz e da Luz,
Retire o medo da minha vida para que eu possa sentir, viver e enxergar
A força do verdadeiro Amor abrindo meus caminhos,
Iluminando minha Morada e trazendo o Bem Maior pra minha vida!
Pai Oxalá, tu que és Divina Bondade,
Dai-me uma companhia humana na Terra
Para que eu possa manifestar a potência de seu Amor
Em cada dia da minha vida.
Epa Babá! Salve sua Luz e sua Misericórdia!”
Furá para Osoguión
Ingredientes:
- 3 inhames
- Mel puro
- Farinha de mandioca grossa crua
- 1 alguidar
- 1 quartinha de barro sem asas
- Água Mineral
- Folhas de Tapete de Oxalá (Boldo) *opcional
Modo de fazer:
Coloque a farinha de mandioca no alguidar, vá acrescentando mel aos poucos e mexendo com as mãos até formar uma farofa doce homogênea e bem fofa.
O inhame: Você pode cozinhar na água ou assar no fogo de braseiro. A diferença é que ao cozinhar com água você estará trabalhando mais o elemento emocional; ao assar no fogo, trabalhando a motivação, o entusiasmo e o otimismo.
Depois de assado ou cozido o inhame, descasque-o, lave bem para retirar qualquer resíduo de terra, amasse-o primeiro com um garfo, depois com as próprias mão até formar uma massa bem homogênea, então modele 7 bolinhos o mais perfeitos e lisos possível.
Coloque esses bolinhos sobre a farofa doce e regue com mel fazendo uma espiral do centro para fora.
Opcionalmente você pode forrar o alguidar com folhas de boldo antes de colocar a farinha.